top of page

Regulamentos

Regulamento Geral
Regulamento OL 7ª Edição (2024) - Categorias Mirim, Júnior e Sênior
Regulamento Competição OURO 2: Crime e Castigo
Reggeral

Regulamento Geral

Desejando contribuir para a formação literária dos brasileiros de um modo ao mesmo tempo aprazível e reflexivo, abrimos o Edital de 2024 da OL - Olimpíada de Literatura: uma série de competições com perguntas e desafios acerca de obras literárias. Na OL, o leitor tem a oportunidade de testar seu conhecimento e compreensão de determinado livro, comparar seu desempenho com o de outros leitores e até ganhar prêmios caso fique entre os mais bem posicionados.

1. OBJETIVOS

 

Os principais objetivos da OL são:

  • Contribuir para a boa formação literária dos brasileiros, tanto estudantes quanto não estudantes;

  • Promover a leitura de obras literárias de excelência;

  • Estimular a leitura atenciosa e a interpretação correta das obras literárias;

  • Despertar o interesse pela literatura através de competições e jogos;

  • Proporcionar ambientes de interação e conversa acerca da literatura;

  • Honrar aqueles que se destaquem na compreensão de textos literários.

 

 

2. PÚBLICO-ALVO

 

A OL é destinada a pessoas de qualquer idade, estudantes ou não.

 

 

3. COMO FUNCIONA

  

3.1. A OL é composta de várias competições independentes umas das outras.

 

3.2. Cada competição é baseada em um texto literário específico. Em data pré-determinada, é aplicado um questionário on-line com diferentes tipos de perguntas e desafios sobre a obra indicada. Feita a correção, os competidores são ranqueados de acordo com o seu desempenho e os mais bem posicionados são premiados.

 

3.3. As questões da prova versam todas diretamente sobre o texto indicado, não sobre teoria literária ou história da literatura. Ou seja, o competidor não precisa estudar comentadores da respectiva obra, apenas lê-la com atenção, preocupando-se com a sua dinâmica interna.

 

3.4. Para cada competição é definido um regulamento próprio, mas que se submete a este Regulamento Geral.

 

 

4. CATEGORIAS DE PARTICIPAÇÃO

 

4.1. As competições da OL são classificadas em 4 (quatro) categorias:

 

  • Mirim: até 12 anos;

  • Júnior: até 16 anos,

  • Sênior: qualquer idade.

  • Ouro: qualquer idade.

 

4.2. Uma pessoa pode participar de uma ou mais competições simultaneamente, sejam tais competições pertencentes à mesma categoria ou a categorias diferentes – desde que respeitados os limites de idade para as categorias Mirim e Júnior.

 

4.3. A diferença entre as categorias Sênior e Ouro consiste principalmente na extensão da obra indicada: os livros da categoria Ouro tendem a ser mais longos.

 

4.4. Para a idade limite (no caso das categorias Mirim e Júnior), considera-se a data de aplicação da prova.

 

4.5. Qualquer pessoa que não chegou a completar 13 anos na data da respectiva prova pode participar da categoria Mirim – por exemplo, alguém que tenha 12 anos e 11 meses de idade. Observação análoga vale para a categoria Júnior.

 

4.6.  Uma pessoa de idade inferior está autorizada a participar de uma categoria “superior”. Então:

  • Quem tem 12 anos ou menos pode participar das competições de todas as categorias;

  • Quem tem entre 13 e 16 anos pode participar das competições de todas as categorias, exceto das da Mirim;

  • Quem tem 17 anos ou mais pode participar apenas das competições das categorias Sênior e Ouro.

 

4.7. Apesar das possibilidades mencionas no item anterior, observamos que as categorias também indicam o grau de complexidade das obras indicadas, bem como da prova: desse modo, aconselhamos que uma pessoa de até 12 anos participe preferencialmente das competições Mirim, e que uma pessoa entre 13 e 16 anos participe preferencialmente das competições Júnior.

 

4.8. A OL não se responsabiliza se porventura o participante ou seus responsáveis se sentirem ofendidos pelo conteúdo de uma obra indicada. Nesse sentido ainda, os responsáveis devem ter especial atenção caso a criança ou adolescente sob sua guarda seja inscrita em uma competição Sênior ou Ouro, cujos livros podem ter conteúdos impróprios para menores de idade.

  

 

5. INSCRIÇÕES

 

5.1. Cada competição da OL possui um calendário próprio, com períodos de inscrição específicos.

 

5.2. A participação em uma competição da OL está condicionada à inscrição e ao pagamento de uma taxa.

 

5.3. As inscrições são feitas exclusivamente pelo site da OL.

 

5.4. Há 2 (duas) modalidades de inscrição: individual e por escola.

 

5.5. Há 2 (dois) períodos de inscrição (tanto na inscrição individual quanto por escola), sendo que o primeiro possui taxas menores.

 

6. INSCRIÇÃO INDIVIDUAL

 

6.1. As taxas para inscrição individual no ano de 2024 são as seguintes:

  • 1º Período de Inscrição: R$22,00 (vinte e dois reais) por competição;

  • 2º Período de Inscrição: R$30,00 (trinta reais) por competição;

 

6.2. O leitor pode participar de quantas competições quiser, mas é necessário efetuar o pagamento de nova taxa a cada competição.

 

6.3. Não são permitidas transferências de inscrição ou trocas de participante. O teste só pode ser respondido pela pessoa inscrita, sob pena de desclassificação da competição e banimento das competições futuras.

 

6.4. No decorrer do período de inscrição os novos participantes precisam preencher um formulário em nosso site, colocando os seus dados pessoais, sendo eles os únicos responsáveis pelas informações fornecidas.

 

6.5. Caso haja desistência, o reembolso da taxa de inscrição está condicionado à solicitação de cancelamento por e-mail e dentro do seguinte prazo: até 7 (sete) dias corridos após o pagamento da taxa de inscrição e faltando no mínimo 5 (cinco) dias corridos para a data de realização da prova. Fora deste prazo, não será efetuada a devolução da taxa de inscrição.

 

6.6. Exceto para o caso mencionado acima, não será efetuada a devolução da taxa de inscrição ainda que a pessoa inscrita não realize a prova, quaisquer que forem os motivos.

 

6.7. Membros do Clube da OL podem estar automaticamente inscritos em certas competições, de acordo com as regras do clube (disponível no site).

 

 

7. INSCRIÇÃO POR ESCOLA

 

7.1. Para as escolas, há dois planos de inscrição:

  • Plano Principal: os alunos inscritos participam da competição nacional da OL, concorrendo à respectiva premiação;

  • Plano Básico: os alunos inscritos fazem a prova da competição nacional, mas não entram no seu ranqueamento, portanto, não concorrem à premiação nacional.

 

7.2. Para se inscrever, o representante da escola deve preencher o cadastro disponível no site da OL. Em até dois dias úteis será enviado um e-mail com o boleto de inscrição e também com a planilha onde deverão ser inseridos os dados dos alunos participantes.

 

7.3. No ato de inscrição, a escola deve indicar o seu representante junto à OL: um funcionário da escola que se responsabilizará por todas as etapas da OL junto aos alunos participantes – divulgação, preenchimento da planilha de inscrição, orientações e suporte no dia da prova, etc.

 

7.4. A depender da quantidade de alunos inscritos, a escola terá direito a premiação interna: medalhas que vão exclusivamente para os seus alunos. Esse benefício é aplicado tanto para o Plano Principal quanto para o Plano Básico.

 

7.5. As taxas para inscrição de escola e a quantidade de medalhas de premiação interna exclusivas são conforme as tabelas abaixo:

 

1º Período de Inscrição (Escolas)

image.png

2º Período de Inscrição (Escolas)

image.png

7.6. Caso a escola desista de participar ou queira diminuir a quantidade de alunos inscritos, só terá direito a receber o reembolso dos valores correspondentes caso o representante da escola faça a solicitação por e-mail e dentro do seguinte prazo: até 7 (sete) dias corridos após o pagamento da taxa de inscrição e faltando no mínimo 5 (cinco) dias corridos para a data de realização da prova. Fora deste prazo, não será efetuada a devolução de nenhum valor.

 

7.7. Exceto para o caso mencionado acima, não será efetuada a devolução da taxa de inscrição ainda que os alunos da escola inscrita não façam a prova, quaisquer que forem os motivos.

 

 

8. LIVROS INDICADOS

 

8.1. São indicados textos literários de vários gêneros (romance, novela, conto, poesia, teatro etc.), tanto brasileiros quanto estrangeiros (desde que esteja disponível tradução para o português).

 

8.2. Cada competição é determinada por um livro ou por diferentes textos que tenham alguma relação entre si.

 

8.3. Os textos tendem a ser de fácil acesso em bibliotecas e livrarias, e muitos deles estão disponíveis na internet ou em domínio público.

 

 

9. REALIZAÇÃO DA PROVA

 

9.1. A prova de cada competição consiste em um questionário on-line, que é aplicado no dia determinado pelo regulamento da respectiva competição.

 

9.2. Os detalhes de acesso ao questionário de prova são informados no regulamento de cada competição.

 

9.3. Não nos responsabilizamos por problemas de acesso à prova ocorridos devido a erros nas informações do cadastro ou por defeito no aparelho usado pelo participante ou em sua conexão de internet.

 

9.4. O questionário deverá ser respondido impreterivelmente na data determinada pelo regulamento de cada competição. Ainda que ocorram problemas inesperados, não será possível fazer a prova em outra data.

 

9.5. Eventuais problemas de acesso ao questionário de prova, quaisquer que forem os motivos, devem ser comunicados imediatamente a algum dos canais de comunicação da OL, que estarão de plantão ao longo de todo o período de aplicação da prova.

 

9.6. Problemas de acesso ao questionário de prova devem ser informados dentro do período previsto de aplicação da prova, ou antes: o participante que alegar dificuldades de acesso após o término do período de aplicação não terá direito a fazer a prova em outra data e nem a reembolso da taxa de inscrição – independentemente de qual tenha sido a causa de tais problemas.

 

9.7. O teste é individual: só poderá ser respondido pela pessoa inscrita, sob pena de desclassificação da competição e banimento das competições futuras.

 

9.8. Durante a realização da prova, o participante poderá consultar o livro da respectiva competição.

 

9.9. O responsável por uma criança poderá auxiliá-la na compreensão das instruções do questionário de prova, mas, sob hipótese alguma, poderá ajuda-la a responder a qualquer uma das questões, sob pena de banimento de competições futuras.

 

 

10. PREMIAÇÃO

 

10.1. Há premiação para cada competição da OL.

 

10.2. Os participantes com melhor desempenho em cada competição receberão medalha de ouro, prata ou bronze. Serão no mínimo 10 (dez) medalhas por competição, mas essa quantidade pode aumentar de acordo com a quantidade de inscritos.

 

10.3. As medalhas são de metal e a designação “ouro”, “prata” e “bronze” corresponde apenas à cor da medalha, não à sua composição material.

 

10.4. Serão distribuídos certificados de Menção Honrosa, pelo desempenho, a critério da comissão da OL.

 

10.5. Caso haja necessidade, para fins de premiação, de haver desempate no Ranking de classificação, serão adotados os seguintes critérios de desempate:

  • 1º - Idade, tendo preferência o competidor mais jovem. Para a idade são considerados o ano, mês e dia de nascimento.

  • 2º - Caso persista o empate após aplicado o primeiro critério, terá preferência o competidor que obtiver a maior pontuação na última questão da prova; depois, maior pontuação na penúltima questão; e assim por diante.

 

10.6. Caso a modalidade de inscrição tenha sido individual, a premiação, quando física, será enviada para o endereço pessoal do participante. Caso a inscrição tenha sido por escola, as premiações físicas de todos os alunos serão enviadas em conjunto para o endereço da respectiva escola.

 

10.7. A escola que inscrever uma quantidade mínima de alunos terá direito a medalhas de premiação interna, que vão exclusivamente para seus alunos. Ver seção 7.

 

 

11. CONTATO

 

Site: www.olimpiadadeliteratura.com

E-mail: contato@olimpiadadeliteratura.com

Instagram: @olimpiadadeliteratura

Telefone (com whatsapp): (41) 98457-9298

 

 

12. DISPOSIÇÕES FINAIS

 

Casos especiais, não previstos por este Regulamento, serão analisados à parte pela Comissão da OL.

bottom of page